Criação de Mecanismos
Os mecanismos são acessórios, armas e objetos que os ciborgues podem acoplar em partes de seus corpos, modificando a estrutura de seu membro original com uma nova funcionalidade. Para criar os mecanismos é necessário uma gama de Proficiências, sendo elas: Mecânica, Mecatrônica, Física, Forja, Anatomia, Cirurgia, Química e Primeiros Socorros. Desde instalações de armas, de ferramentas e substituição de membros por implantes cibernéticos. É considerado mecanismo tudo que dá uma função adicional para o membro do ciborgue.
Slots de Mecanismos
Os slots de mecanismo são diferentes dos Slots de projeto, portanto, fazer mecanismos
não gasta slots de projeto, no entanto, segue a mesma lógica de qualidade dos projetos. O personagem ciborgue ganha um slot de mecanismo no nível 4 (equivalente a qualidade de projeto Comum) e mais um a cada 2 níveis que passa, totalizando 9 mecanismos (ou 10 se você for Humano). Para todos os efeitos os mecanismos seguirão o padrão avaliativo relacionado ao seu nível de qualidade, exemplificado na
Criação de Projetos.
Nível | Mecanismo |
---|
1 | Recebe um (dois em caso de humano) slot de mecanismo da Qualidade incomum |
3 | -x- |
5 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Profissional |
7 | -x- |
8 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Profissional |
9 | -x- |
9 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Especialista |
10 | -x- |
11 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Raro |
12 | -x- |
13 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Épico |
15 | -x- |
14 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Lendário |
15 | -x- |
16 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Mítico |
18 | -x- |
20 | Recebe um slot de mecanismo da Qualidade Mítico |
Custo energético de Mecanismos
Não diferente dos seres humanos, um ciborgue também precisa de combustível para gerar energia ao seu corpo e, por fim, fazer o bom uso de suas tecnologias e mecanismos. Apresentamos abaixo a média de custo energético para o uso por turno de combate[/u] de acordo com as diferentes qualidades de mecanismo.
Qualidade do Mecanismo | Custo |
---|
Incomum | 15/30 |
Profissional | 50/75 |
Especialista | 100/125 |
Raro | 150/175 |
Épico | 200/225 |
Lendário | 250 |
Mítico | 300/325/350 |
Lembramos, ainda, que essa tabela apresenta apenas uma média do custo, casos excepcionais são como dito excepcionais.
Obs: Em caso mais de um mecanismo for usado em um mesmo turno, gastasse o valor daquele com o maior custo apenas.
Modelo de Criação de Mecanismos
Para criação de mecanismo de ciborgue, o jogador deverá seguir o modelo de criação a seguir e deverá postar a forma para avaliação nesse mesmo tópico.
Imagem: Aqui o jogador poderá, se assim quiser, uma imagem (em spoiler) de seu mecanismo.
Nome do Mecanismo: Aqui o jogador deverá escrever o nome do mecanismo.
Qualidade do Mecanismo: Aqui o jogador deverá especificar a qualidade do mecanismo.
Nível Original do Mecanismo: Aqui o jogador deverá especificar o nível do mecanismo quando o criou.
Parte do corpo: Aqui o jogador deverá escolher qual parte do corpo ele estará alterando. Braço direito, perna esquerda, torso, dedo anelar da mão esquerda, olho direito e etc. Lembrando que somente pode haver um tipo de mecanismo por parte do corpo, então é necessário que especifique bem qual a parte do corpo alterada.
Componentes do Mecanismo: Aqui o jogador deverá descrever os componentes que o mecanismo usa. Aço, cobre, bronze, se possui vidro, dials, cordas, pólvora, pistolas, espadas, ferramentas e por aí vai. Além das proficiências utilizadas para a construção e desenvolvimento do mecanismo.
Descrição de Mecanismo: Aqui o jogador deverá explicar de forma mais clara possível como funciona o seu mecanismo. Se é um dedo que funciona como uma pistola ou que dispara uma corda e serve como um gancho, deverá ser explicado aqui.
Bônus: Aqui deverá ter o bônus que poderá ser narrativo (visão infravermelha, arma escondida, sensor de movimento) ou poderá ser uma Qualidade.
Gasto de Energia: Quanto de energia o seu mecanismo gasta. Essa parte será detalhada pelo avaliador.
Preço: O quanto custa em berries ou em material o seu mecanismo. Essa parte será detalhada pelo avaliador.
- Código:
-
[b]Imagem:[/b] Aqui o jogador poderá, se assim quiser, uma imagem (em spoiler) de seu mecanismo.
[b]Nome do Mecanismo:[/b] Aqui o jogador deverá escrever o nome do mecanismo.
[b]Qualidade do Mecanismo:[/b] Aqui o jogador deverá especificar a qualidade do mecanismo.
[b]Nível Original do Mecanismo:[/b] Aqui o jogador deverá especificar o nível do mecanismo quando o criou.
[b]Parte do corpo:[/b] Aqui o jogador deverá escolher qual parte do corpo ele estará alterando. Braço direito, perna esquerda, torso, dedo anelar da mão esquerda, olho direito e etc. Lembrando que somente pode haver um tipo de mecanismo por parte do corpo, então é necessário que especifique bem qual a parte do corpo alterada.
[b]Componentes do Mecanismo:[/b] Aqui o jogador deverá descrever os componentes que o mecanismo usa. Aço, cobre, bronze, se possui vidro, dials, cordas, pólvora, pistolas, espadas, ferramentas e por aí vai. Além das proficiências utilizadas para a construção e desenvolvimento do mecanismo.
[b]Descrição de Mecanismo:[/b] Aqui o jogador deverá explicar de forma mais clara possível como funciona o seu mecanismo. Se é um dedo que funciona como uma pistola ou que dispara uma corda e serve como um gancho, deverá ser explicado aqui.
[b]Bônus:[/b] Aqui deverá ter o bônus que poderá ser narrativo (visão infravermelha, arma escondida, sensor de movimento) ou poderá ser uma Qualidade (veja a lista de qualidades que se pode adquirir por meio de mecanismos).
[b]Gasto de Energia:[/b] Quanto de energia o seu mecanismo gasta. Essa parte será detalhada pelo avaliador.
[b]Preço:[/b] O quanto custa em berries ou em material o seu mecanismo. Essa parte será detalhada pelo avaliador.
Exemplo de Mecanismo
Imagem: ~x~
Nome do Mecanismo: Grappling Hook
Qualidade do Mecanismo: Incomum.
Nível Original do Mecanismo: Nível 1.
Parte do corpo: Mão direita
Componentes do Mecanismo: Correntes de aço, molas, mecânica.
Descrição de Mecanismo: Ao acoplar correntes dentro do pulso, Franky consegue disparar sua mão como se fosse um gancho por meio de um sistema de molas dentro de seu braço e pode usar para agarrar em objetos distantes e escalar locais, além de poder se balançar tranquilamente. Isso também permite que Franky ataque seus oponentes à distância com seu punho, bem como agarrá-los e puxá-los para perto de si ou enrolar partes do corpo de seu inimigo com as correntes de aço. O mecanismo tem o alcance máximo de 30 metros, que é o comprimento das correntes de aço. Apesar disso, a mão de Franky permanece com aparência de uma mão comum, o que pode pegar seus inimigos de surpresa.
Bônus: Arma escondida.
Gasto de Energia: Quanto de energia o seu mecanismo gasta. Essa parte será detalhada pelo avaliador.
Preço: O quanto custa em berries ou em material o seu mecanismo. Essa parte será detalhada pelo avaliador.
Lista de Qualidades possíveis de se adquirir
Apesar de poder ganhar Qualidades por meio de seus mecanismos, não são todas as Qualidades que são possíveis de se adquirir. A seguir terá a lista de Qualidades que é possível de se ter por meio de mecanismos.
Ambidestro: Você possui uma destreza elevada, sendo capaz de dominar igualmente a coordenação de ambos os lados do corpo.
+1 relacionados ao atributo Destreza Audição aguçada: Você tem capacidades auditivas sobre-humanas, sendo capaz de perceber com clareza sons não notados pelos outros.
+1 em testes usando do sentido. (2 pontos)
Flexibilidade Felina: Graças a falta de rigidez muscular, ou músculos bastante preparados, seu corpo é extremamente flexível. Consequentemente, possibilitando maior agilidade em suas manobras de defesas.
+1 em testes relacionados ao atributo Agilidade.
Hercules: Sua força está em outro patamar, até mesmo alguém forte poderia perder em uma queda de braço ou em uma disputa de levantamento de peso. A questão é que, sua tonificação muscular e união de fibras lhe permitem dobrar a capacidade de peso ao qual você é capaz de carregar
+1 em testes que envolvam o atributo força.Hipoalgia: Você tem uma tolerância alta a dor, essa qualidade não o torna incapaz de sentir dor, mas o torna extremamente capaz de resistir a ela. Em situações onde outras pessoas simplesmente desmaiariam, você é capaz de resistir. Essa qualidade não o torna de qualquer forma resistente aos danos, no entanto você se torna capaz de aguentar muito bem a dor e pode passar a idéia de ser muito mais resistente do que verdadeiramente é. Em termos mecânicos, você não reduz de forma alguma o dano que recebe.
Não recebe redutores que tenham a dor como seu meio. Memória Fotográfica: Você nunca se esquece de algo que tenha visto ou escutado, mesmo que tenha sido por um breve momento. Ao folhear um livro, por exemplo, você é capaz de lembrar com exatidão cada frase de cada página que bateu o olho. (2 pontos)
Olfato aguçado: Você tem capacidades olfativas que são capazes de rivalizar com um cão farejador, sendo capaz de distinguir aromas e cheiros com clareza e precisão mesmo em médias distâncias. (Metade do custo para Minks e cegos)
+1 em testes usando do sentido. Postura de Ferro: Você parece muito mais pesado do que aparenta, seja por músculos bastante hipertrofiados, ossos mais densos, pele mais rígida, seja o que for, seu epicentro é bastante estável sendo extremamente difícil empurrá-lo ou joga-lo ao chão em condições normais.
+1 em testes utilizando o atributo de Força ou constituição, nunca ambos em um mesmo turno.Inimigos recebem - 1 de modificador para lhe empurrar.Prontidão: Você está sempre pronto para agir ou reagir, alcançando o ápice da sua velocidade ou força em questão de poucos instantes. Mecanicamente, reduz a condição
lento em
uma categoria,
SE não for autoimposta.
+1 em testes que usem o atributo agilidade. Precisão temporal: Você sempre sabe que horas são, mesmo que não tenha um relógio ou uma referência externa como o sol, além disso, pode medir com exatidão a passagem do tempo, sabendo quando segundos levaram para tal fenômeno acontecer ou medir um intervalo. (1 ponto)
Resistência adaptada: Seus genes detém uma fração da capacidade de resistência a condições nocivas. Gerando imunidade a
um tipo de condição ao qual deve ser descrita, seja ela Ambienta, especial, física ou mental, até o grau I, se investir um ponto ou II, caso invista dois pontos.
Senso de direção: Você nunca se perde e sempre é capaz de se orientar, as vezes até parece que você tem uma bússola dentro da cabeça. (1 ponto)
Visão aguçada: Você tem capacidades visuais sobre-humanas, sendo capaz de enxergar com clareza e precisão mesmo em grandes distâncias, além disso, costuma ver detalhes não notados pelos outros. (Metade do custo para Minks)
+1 relacionados ao uso do sentido Visão na penumbra: Você é capaz de enxergar com clareza em ambientes com pouca iluminação. Desde que não seja uma escuridão completa, você consegue distinguir coisas e pessoas com relativa precisão. Mecanicamente, esta qualidade reduz a condição
Cego em
uma categoria quando a causa do efeito em questão for
relacionado a falta ou obstrução de luz. (1 ponto)
Visão nas trevas: Você é capaz de enxergar claramente mesmo sem nenhuma fonte de iluminação, entretanto, não é capaz de distinguir cores. Mecanicamente, esta qualidade reduz a condição
Cego em
duas categorias quando a causa do efeito em questão for
relacionado a falta ou obstrução de luz. (2 pontos)
Voz melodiosa: Sua voz é agradável e imponente, você consegue se destacar pelo seu tom, seja cantando ou dando ordens. (1 ponto)
Reavaliação de Mecanismo
É inegável que com o passar do tempo o conhecimento acumulado pelo jogador seja capaz de o levar a novas descobertas e/ou tecnologias, possibilitando que melhorias sejam aplicadas em seus mecanismos, evitando que se tornem obsoletos. Quando o jogador alcançar um nível de personagem equivalente a 4 níveis acima do nível de criação de um mecanismo, será possível que o mesmo passe por uma reavaliação, aumentando a qualidade do mecanismo para aquela do novo nível, e consequentemente melhorando a tecnologia utilizada e suas funcionalidades. Adicionalmente, será possível reavaliar alguns mecanismos uma
SEGUNDA VEZ, ao alcançar
8 níveis acima do nível da
primeira reavaliação. A tabela abaixo ilustra como se dá essa progressão.
Nível | Reavaliação |
---|
8 | Aqui será possível realizar uma reavaliação do Mecanismo de Nível 4 |
10 | Aqui será possível realizar uma reavaliação do Mecanismo de Nível 6 |
12 | Aqui será possível realizar uma reavaliação do Mecanismo de Nível 8 |
14 | Aqui será possível realizar uma reavaliação do Mecanismo de Nível 10 |
16 | Aqui será possível realizar uma reavaliação do Mecanismo de Nível 12, e sua segunda reavaliação de nível 4 |
18 | Aqui será possível realizar uma reavaliação do Mecanismo de Nível 14, e sua segunda reavaliação de nível 6 |
20 | Aqui será possível realizar uma reavaliação do Mecanismo de Nível 16, e sua segunda reavaliação de nível 8 |
Ao reavaliar seu mecanismo, o seu nome deverá ser
obrigatoriamente alterado para condizer com a sua “versão atual”. Exemplo: MK II, V.20, 2ed, V3, etc. Além disso, o mecanismo passa a possuir um novo nível de qualidade, referente ao nível de sua reavaliação (Mecanismo nível 4 Comum se torna Nível 4 Incomum, ao ser reavaliado no nível 8 ). O custo para o seu uso, no entanto, sempre permanece o da “Versão Anterior”.
- ”Mecanismo a ser reavaliado”:
Coloque aqui o mecanismo a ser reavaliado, com o seu texto e descrições atuais.
- ”Mecanismo Atualizado”:
Coloque aqui o texto e a descrição nova do mecanismo, contemplando suas mudanças e sua nova qualidade.
- Código:
-
[spoiler=”Mecanismo a ser reavaliado”]
-x-
[/spoiler]
[hr]
[spoiler=”Mecanismo Atualizado”]
-x-
[/spoiler]
Obs: Nenhum mecanismo reavaliado poderá se tornar outro mecanismo completamente diferente. Sua função ou sua funcionalidade deve ser parecida ou remeter a versão anterior. Exclusões completas de um mecanismo e substituição de seu slot por outro serão contempladas pela opção abaixo.Exclusão de Mecanismo
O Jogador tem direito a excluir mecanismos ao ganhar direito a reavaliar um novo mecanismo, sendo assim há chances gratuitas para a alteração/exclusão em determinados pontos chave, para as demais, há o item na loja de créditos.