Assim que você cria sua ficha no RPG, pode adentrar a qualquer grupo jogavel dentro do universo do jogo, mas para isso deve ser explicado na historia como conseguiu entrar naquele gruo. Os grupos do jogo são:
Civis: Os civis são cidadãos de bem que respeitam as leis impostas pelo seu reino e pelo Governo Mundial. São indiferentes na sociedade. Geralmente são vítimas de piratas, porém são protegidos pela marinha. Podem trabalhar em qualquer lugar. Civis podem optar por passar a ser qualquer uma das quatro classes.
Podem seguir duas linhas de jogo diferente.
Civis comuns ou
Membros do submundo.Piratas: Os piratas são independentes, pessoas que navegam pelos mares ignorando quaisquer regras. Para se tornar um pirata é necessário receber uma recompensa por sua cabeça, por atos de pirataria. Uns optam por trabalhar sozinhos, mas a maioria opta por se unir a outros piratas e formar tripulações, assim navegando sob a mesma bandeira.
Players que quiserem iniciar como piratas, podem iniciar com uma recompensa de até 1.000.000 por sua cabeça, sendo explicado na historia.
Marinheiros: Marinheiros são defensores do bem e da justiça comandados pelo Governo Mundial. O dever de um marinheiro e defender as leis criadas pelo Governo, derrotando os foras-da-lei como os piratas ou os opositores, revolucionários. Seguem à risca a hierarquia e respeitam seus superiores, o que normalmente diferencia piratas de marinheiros.
Players que quiserem iniciar como Marinheiros, devem explicar na historia como se recrutaram.
Caçadores de Recompensa: Um caçador de recompensa é aquele que vive às custas das recompensas dos piratas, caçando-os e entregando-os para a marinha. Para se tornar um caçador é necessário que entregue um procurado à marinha e os informe que a partir daquele momento é um caçador de recompensas. No mundo dos caçadores de recompensa, também há uma hierarquia informal que é gerada automaticamente, quando um caçador captura vários piratas, as recompensas desses piratas vão somando e dando créditos a este caçador, que pode subir na hierarquia dos caçadores de recompensa. Caçadores de Recompensa automaticamente fazem justiça junto com os marinheiros, pois acabam tirando os foras-da-lei das ruas e poupando os civis de futuros problemas.
Players que quiserem iniciar como caçadores de recompensas podem iniciar com uma recompensa capturada de até 1.000.000, sendo explicado na historia.
Revolucionários: O Exército Revolucionário é um grupo opositor às leis impostas pelo Governo Mundial, liderados pelo homem mais procurado do mundo. Os revolucionários recrutas acabam por nem conhecerem seu líder, conhecem comandantes, generais, que atuam por todos os mares. Para virar revolucionário necessita se alistar em um dos exércitos, normalmente para algum comandante. As vezes até mesmo um General pode convidar um civil, a se tornar parte do seu exército, dependendo do que o mesmo fizer. Os revolucionários têm a marinha como inimigos declarados, pois são subordinados do verdadeiro inimigo, o governo mundial. Embora também sejam procurados pela marinha (e caçadores de recompensas), os revolucionários seguem o próprio senso de justiça, são pessoas que jamais machucariam civis e raramente ouvem-se notícias de malfeitos da parte dos revolucionários.
Players que quiserem iniciar como Revolucionários, devem explicar na historia como se recrutaram.
Governo Mundial: O Governo Mundial é a organização que controla quase todo o mundo, já que esta engloba uma união de 170 países dos cinco oceanos (Blues e Grand Line), sendo assim, esta é a maior organização do mundo. O Governo Mundial age de duas formas, com a Marinha e com os seus agentes, membros das Cipher Pol.
As Cipher Pol têm os melhores informantes, isso significa se um player tiver feito um crime do momento que nasceu até o momento em que tentou se recrutar, eles provavelmente saberão. Há uma forma de virar um Agente do Governo Mundial, ser civil e entrar em uma instituição ligado ao Governo Mundial, exemplo uma base da marinha, e encaminhar-se a um responsável do Governo Mundial, nisto ele irá recrutar ou não, verificando seus atos até o momento.
Players que quiserem iniciar como agentes, devem explicar na historia como se recrutaram.