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Um RPG narrativo baseado no universo de One Piece, obra criada por Eiichiro Oda.
 
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 Guia de Combate

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AutorMensagem
All Blue RPG
Administrador
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Créditos : 35

Guia de Combate Empty
MensagemAssunto: Guia de Combate   Guia de Combate EmptyQua 07 Abr 2021, 03:00


Guia de Combate


Propósito


Esse guia de combate foi desenvolvido para ajudar os jogadores a entender melhor como o sistema de combate narrativo do fórum funcionará, estabelecendo maneiras e dicas para agregar ao conhecimento de como se narra o seu personagem em um combate físico.

O combate será feito de uma maneira mais livre da qual não necessitará da criação de um número enormes de casos ofensivos e defensivos, dos quais alguns gerais já devem cobrir boa parte de sua defesa e não travará o combate ou desperdiçará grande parte dele simplesmente porque não há maneira de cumprir as ações ditas em sua narração.

1º Dica: Tentar


A primeira coisa da qual se deve pensar é que você nunca executa de fato alguma coisa até o seu narrador narrar tal ação e isso deve ser levado de forma ainda mais crítica em combates. Por isso, é recomendável a utilização do prefixo “iria” para determinadas ações para soar sempre como uma tentativa e nunca uma afirmação de algum fato que realmente ocorreu.

Ao contrário de tais ações, há algumas exceções como movimentos de roleplay dos quais não interferem ou obrigam nenhum outro personagem a fazer algo que você está mandando ou agindo. Como, por exemplo, fora de combate, dizer que você acendeu o seu cigarro enquanto caminhava pela rua ou que esboçou um semblante diferente ao ver determinado tipo de pessoa.

Um exemplo para a utilização do prefixo dentro de combate:

Citação :
Ao ver o meu inimigo a minha frente, me posicionaria de forma a estar de costas abertas para o campo livre, dando leves passos laterais para que nunca perdesse a atenção do meu inimigo e de suas ações.

Ou seja, não há a necessidade de repetir o prefixo dezenas de vezes contanto que esteja na mesma sentença, faça sentido e não gere interpretações errôneas.

2º Dica: Pense na defesa!


Dependendo do personagem, você rapidamente irá querer começar atacando para acabar com o combate de uma vez e é aqui que os primeiros danos ao seu personagem costumam acontecer, pois você não analisou o cenário corretamente ou tentou atacar pensando que seu personagem era mais forte que o inimigo e como você está com boa saúde, é quando o narrador costuma lhe causar mais danos por algum erro que você cometeu ou apenas um desvio.

Então, é aconselhável que você entenda bem o cenário e as distâncias que você está do inimigo, faça casos mais defensivos do que ofensivos para analisar o estilo de combate do seu inimigo. Não há necessidade de exagerar caso você faça movimentos mais gerais, como, por exemplo:

Citação :
Tomaria consciência da distância entre mim e o meu inimigo e ao ver que ele estava para me atacar, me posicionaria de forma a defender os seus ataques. Primeiro, focava nos seus golpes horizontais, onde colocaria a minha espada na frente do meu corpo na vertical para aparar os seus ataques movimentando a lâmina de forma lateral e tentando levemente corrigir a direção de seu ataque. Seguidamente, daria foco aos verticais, onde inverteria a minha postura para ter espaço de movimentar a minha espada e tentar parar com movimentos horizontais, sempre tentando corrigir o seu destino final e procurando um espaço para contra-atacar.

Com uma defesa mais geral desta, é bem provável que haja maneiras de contra-atacá-lo ou maneiras de enxergar como que o inimigo ataca, desta forma, um ataque é bem mais eficiente e inteligente.

3° Dica: Use o ambiente ao seu favor


O ambiente é um grande fator a ser utilizado, não se trata apenas de objetos como uma caneca em cima de uma mesa de bar ou a famosa areia no olho e sim de coisas simples como a parede da qual você pode pegar impulso ou a água que o cara não viu e atraí-lo para ali pode fazê-lo escorregar, dentre os mais variados tipos de solos que podem atrapalhá-lo.

Um exemplo do bom uso do cenário é utilizar uma parede para contornar o seu inimigo ou surpreendê-lo em um ataque, onde você o atrai e age como se estivesse encurralado e no final consegue causar um ataque surpresa.

Citação :
Visto que estávamos em um espaço mais apertado e tinha um grande muro em minhas costas, pensava em uma estratégia da qual poderia surpreendê-lo. Deixaria o meu corpo mais mole e leve como se estivesse sentindo o cansaço da batalha e começaria a recuar dando alguns passos para trás e procurando observar a reação do meu inimigo. No primeiro momento que visse o seu ataque, daria um passo ainda maior para me aproximar o máximo possível da parede e quando visse que ele estava próximo o suficiente para me impulsionar nela e conseguir atacá-lo por cima, faria um ataque vertical usando a minha lança, aproveitando também do meu maior alcance para mirar em seu torso e aproveitando do impulso para me movimentar lateralmente ou por cima dele e deixá-lo de costas na parede.

4º Dica: Não esqueça dos seus ferimentos


É bastante comum ver jogadores esquecendo que foram feridos nas pernas ou em seus braços e continuar utilizando eles como se nada tivesse acontecido ou que sequer seu personagem estava sentindo dor, o que é bastante problemático e costuma ser a causa de mais ferimentos surgirem.

Um exemplo problemático é aquele famoso ferimento na coxa do qual a princípio parece simples, mas você sente dor em cada passo que você dá. Você se sente imobilizado, mas a situação não é bem essa, a questão é contornar o ferimento para que ele não fique tão desvantajoso como parece.

Citação :
Sentia aquela dor latente em minha perna e me sentia encurralado, meu inimigo ainda estava ileso a minha frente e então seria o momento de partir para um ataque do qual poderia ser considerado desesperado. Daria alguns passos à minha frente, rangendo os dentes e tentando aguentar a dor como possível e então, se percebesse que ele estava começando a avançar em minha direção, aplicaria um impulso em minha perna boa, mudando completamente o meu ritmo e tentando sequer pisar com o chão usando a perna ruim novamente, mas caso necessário, daria leves mancadas para não sentir tanta dor como sentiria com o peso em cima da minha perna.

Tendo alcance para um ataque, giraria a minha perna boa aproveitando o movimento do quadril para desferir um golpe horizontal em direção a sua costela usando a lâmina do meu machado e uma possível surpresa com os impulsos.

5º Dica: Extremamente Preciso/Técnico


Não há necessidade de você ser um expert na hora de descrever a sua ação, normalmente, suas ações pioram quando você diz que vai usar o músculo bilateral do seu antebraço esquerdo para forçar os seus músculos do braço e realizar um ataque no “six pack” do seu inimigo. Desta forma, você não precisa estar necessariamente explicando demasiadamente o que vai utilizar para atingir um ponto específico do inimigo ou explicar qual é este ponto para ter efetividade em seu ataque.

Como um ponto a se citar, é interessante você dizer qual membro utilizará para o ataque para manter a sequência mais clara e gerar menos erros de interpretações do narrador ou avaliador que estiver lendo a sua narração. Um exemplo disto, bem simples, é:

Citação :
Avanço em sua direção preparando um gancho de direita em direção ao abdome para posteriormente acertar o seu pescoço com um direto de esquerda. Utilizando do impulso para dar um pequeno salto lateral e me posicionar de forma a acertá-lo usando a minha perna esquerda em um giro na direção de sua costela.

6º Dica: Técnicas


Técnicas são ferramentas importantes para deter aquele inimigo forte ou causar o máximo de dano e muitas vezes precisam de um pequeno preparo, do que pode ser categorizado como uma sequência ou algum tempo que precisa esperar. Contudo, dependendo do estilo de técnica e personagem, esse uso varia e tem que ser inteligente ao montar a estratégia para utilizá-la, já que uma técnica utilizada em uma hora ruim pode acabar com a sua ofensiva ou fazer com que você tome algum golpe e tenha ela cancelada.

Por isso, usá-la no momento mais inesperado é sempre o melhor e muitas vezes isso acontece dentro de uma sequência a custo de pequenos segundos ou em momentos cruciais para iniciar um ataque e, às vezes, utiliza-se repetidamente para criar um golpe que não depende exatamente da técnica em si.

Além disso, descrever a técnica e como a usar em sua narração é algo essencial e dá um ar vivo interessante para quem lê e não se mostra como uma simples fala, é este ponto em que se destaca o uso da técnica, como o exemplo a seguir:

Citação :
Me posicionava de frente ao meu inimigo onde começava a concentrar os meus músculos inferiores e superiores como uma forma de preparação para a minha técnica Power Punch e então faria o meu avanço na maior velocidade que conseguisse atingir para tentar acertá-lo em seu torso com todas a força do meu impulso e membros.

7º Dica: Extensão da Arma


Muitos jogadores ficam travando em apenas utilizar um modo de sua arma, muitas vezes pela própria lâmina dela ou alguma ponta e esquecem de utilizar o seu cabo ou outra ponta da qual pode ser ainda mais problemática do que a simples lâmina. Um exemplo disto é a lança da qual grande parte se retém a realizar estocadas ou cortes utilizando apenas a lâmina e esquecem de utilizar o seu cabo para golpes laterais ou de usar o cabo de uma espada para dar uma coronhada, entre outros usos.

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