1. O que é Haki2. Adquirindo Haki3. Níveis de Haki4. Kenbunshoku no Haki5. Como narrar os Hakis da Observação?6. Busoushoku no haki7. Haoshoku no HakiHaki é uma força existente em todo e qualquer ser vivo, mas a maioria das pessoas é incapaz de despertar esse poder. Com um treinamento intenso ou uma situação extrema de vida ou morte pode-se despertá-lo, ou seja, através de um trabalho árduo e perseverança ou puro desespero para proteger a própria vida ou algo tão valioso quanto. O Haki é a manifestação da força de vontade de um indivíduo e está ligado ao espírito de seu usuário, não seu corpo físico. O Haki também pode se tornar mais forte, costumando evoluir na medida em que seus usuários enfrentam grandes adversidades. Apesar de suas grandes capacidades, o Haki não é um recurso ilimitado, pois pode ser esgotado pelo uso excessivo, tornando o usuário incapaz de usá-lo por um determinado período enquanto se regenera. Os Hakis são divididos em três categorias, sendo elas
Kenbunshoku Haki,
Busoshoku Haki e
Haoshoku Haki.
Kenbunshoku Haki: Também conhecido como Haki da observação, é o tipo de Haki que aprimora os sentidos e a percepção de seu usuário.
Busoshoku Haki: Também conhecido como Haki do armamento, é o tipo de Haki que permite ao usuário reforçar o seu próprio corpo.
Haoshoku Haki: Também conhecido como Haki do conquistador, é o tipo de Haki que permite ao usuário sobrepujar a vontade de seres mais fracos.
Para adquirir Haki é necessário que o jogador faça um turno de treinamento ou de despertar. O turno de treinamento é utilizado para o jogador compreender, desenvolver e assimilar os poderes que acabou de descobrir. Nos turnos de treinamento, é essencial que o jogador tenha um jogador mais experiente ou um NPC como seu mentor, além disso, turnos de treinamento de Haki exigem uma passagem de tempo de dias ou semanas. Em vez de despertar o Haki durante um treinamento, o jogador pode despertar após um grande trauma ou emoção, utilizando-o uma única vez no calor de uma batalha ou em um momento decisivo. Mesmo que ele tenha despertado o Haki uma vez,
ainda precisará fazer um treinamento para dominá-lo,
exceto quando se tratar do Haoshoku Haki. Para validar um treinamento de Haki a aventura em questão precisa ter ao menos duas páginas, ou seja, dez turnos.
Requisitos para despertar Kenbunshoku Haki e Busoshoku Haki: Estar no nível 6
e indicação da Staff. Os dois Hakis não podem ser aprendidos no mesmo nível, assim, se optar pelo Kenbunshoku Haki o usuário só poderá aprender o Busoshoku Haki no nível 7 e vice-versa.
Requisitos para despertar o Haoshoku Haki: Estar no nível 4
e aprovação da Staff.
todos personagens podem vir a conquistar o Haki do conquistador no fórum, no entanto uma coerência narrativa será usada para avaliar a situação em que o jogador e narrador pretendem apresentá-lo.Entende-se que esta é uma indicação ao qual exige mais de acordo com seu nível de aquisição, sendo assim do nível 6 ao 10 esperasse que o jogador tenha realizado um ou mais feitos incríveis de acordo com o seu nível ao que se entende como um
Marco de grandeza realizado pelo personagem, como ser capaz de completar alguma mudança impactante em uma ilha ou enfrentar um oponente extremamente poderoso pro seu nível, salvar toda uma população de um ataque de larga escala ou mesmo ser o líder desse ataque de grande escala. Um marco pode ser registrado pelo avaliador, que também pode agregar 1 Marco se o jogador passar, em narração, uma personalidade condizente com a de um líder e/ou determinada. Ao atingir um total de 3 marcos, um personagem receberá a possibilidade de despertar.
No entanto, personagens de nível 12 ou acima podem pedir para seu narrador preencher um formulário de indicação.
Os personagens dentro do All Blue rpg são considerados sempre como excepcionais, levando em consideração que eles são poucos em relação a um mundo repleto de npcs ao qual não tem a mesma capacidade de interagir e mudar com o mundo como é dado ao jogador, sendo assim cada jogador é sim considerado como apto e o formulário é apenas uma formalidade para que se possa entender
Quando é o momento ideal e válido para seu personagem despertar a sua habilidade
Formulário:
- Citação :
Nome do jogador:
Ficha :
Descrição de como se planeja fazer o despertar: Aqui o narrador explica a situação narrativa da aventura e contextualiza a staff de como se planeja fazer a cena do despertar.
Porque o personagem deve despertar o Haki do rei? Aqui é algo escrito pelo jogador ao qual pode enaltecer características e feitos até o momento que o façam merecedor do Haki do rei.
Ao preencher o formulário o jogador deverá ter alguma notoriedade, não sendo especificamente isso relacionado a um destaque mundial de seu nome mas em relevância de ações se comparado a outros de um mesmo grupo como por exemplo, um marinheiro que seja excepcionalmente capaz em capturas e ao liderar grandes grupos, ou um membro do submundo capaz de cumprir com primor a sua função, definitivamente entende-se que um personagem que tenha características que o destaquem em meio a multidão podem estar aptos, esta não é uma avaliação extremamente rígida, apenas exige um pequeno grau de coerência.
Todos os Hakis evoluem de acordo com o nível adquirido pelo seu usuário. Conforme o Haki progride de nível, os bonûs concedidos por sua utilização aumentam, além disso, ao alcançar o nível três de todo Haki, você pode escolher uma especialização para seguir, sendo que cada uma dessas especializações concede uma bonificação narrativa diferente. Segue abaixo a tabela de experiência:
Como narrar os Hakis da observação?Todos sabemos que o modelo narrativo do fórum em combate é permissivo com a ideia de previsões feitas pelos jogadores em relação ao que vai acontecer dentro do próximo post, pensando nisso há uma orientação válida a se citar sobre como tornar o Haki da previsão em aventuras como interessante ao jogador?
Sempre que o jogador usar o Haki de forma ativa, seja em combate ou na iminência de uma situação perigosa, o narrador pode deixar vislumbres do futuro ao listar de forma simples algumas ações ou acontecimentos já no seu próprio post para guiar o jogador.
Exemplo:
- Citação :
- Seu oponente contra-atacou seu primeiro golpe com uma estocada pelo lado oposto
- Se você mostrar o seu poder, você verá que seu oponente vai usar o dele para se defender.
Você
Não deve entregar todo o post de combate de seu inimigo no próximo turno ou o próximo acontecimento mas, dar ao jogador algo pra que ele possa já agir pró-ativamente em relação a aquele acontecimento que ainda vai ser escrito em detalhes. Um outro exemplo
Um jogador está em frente a dois botões e deve apertar um para abrir uma porta, o jogador usa a sua habilidade.
- Citação :
- Uma breve descrição da consequência que aconteceria se ele apertasse um dos botões.
Pequenos empurrõezinhos que tornem a narrativa do jogador realmente relevante por sua escolha mas, não garantam seu sucesso 100% afinal, lembre
não é porque o jogador sabe o que vai acontecer, que ele vá agir de forma a sempre ter sucesso em sua tentativa afinal, ele viu um futuro, quando ele mudar suas ações o futuro também mudará, ideias ruins, um oponente que talvez seja tão rápido que o tempo de reação do jogador não é bom o suficiente dentre vários outros motivos.
Outro Haki ao qual pode ser confuso aos narradores é o da compreensão, diferente do Haki da previsão ele é um haki
Reativo o seu uso ativo vem de entender as intenções de um inimigo ao atacar, defender/enganar e etc podendo assim reagir com maior precisão dentro de um combate ao ser capaz de entender a intenção de seu oponente com precisão antes mesmo de um movimento ocorrer, como guia lembra do Mantra, ele não é capaz de ler o futuro mas de compreender profundamente quais são as ações de um inimigo.
. Dentro do Roleplay normal, o uso ativo pode ajudar o personagem a compreender pessoas bem e mal intencionadas com precisão de acordo com o nível de seu Haki, melhorando os detalhes até sua completa masterização. Deste ponto o narrador não precisa mudar seu post, apenas lembrar que pode dizer que o jogador desviou de um ataque porque entendeu que ele seria daquela forma em um caso de defesa normal.
- Kokutou:
Kokutou: Uma Kokutou é considerado o ápice que uma arma ou material pode chegar assim sendo uma Kokutou narrativamente é considerada por todos aqueles que a vêem como um sinal de extremo perigo, pois seus usuários são poderosíssimos.
Kokutous tem sua capacidade de destruição narrativamente considerada como uma categoria acima em força ou destreza e passam a ser capazes de danificar qualquer material, ainda que isso não lhes dê a certeza da destruição o mesmo se aplica a qualquer golpe ou técnica utilizando a Kokutou como aditivo sem qualquer custo adicional.
Uma Kokutou a um inimigo é vista de forma extremamente opressiva pois entende-se que se está lidando com uma arma considerada quase inquebrável, levando a lenda que nem mesmo há riscos, lascas ou sinais de dano nas armas de grandes usuários deste estilo de Haki.
O método de criação, no entanto, não é simples e requer dedicação de um usuário já experiente no haki, sendo necessário que o usuário passe pelo menos 5 posts junto a sua arma e em algum desses posts ele deverá fazer um post específico concentrando a sua vontade e espírito no objeto, nesse post segue-se o modelo de aprendizado de perícias.
Este método só pode ser utilizado uma vez por aventura, no entanto não é o único jeito de se tornar uma arma negra, pois a experiência em combate também pode levar o espírito do usuário as armas de forma “ passiva”, o que mecanicamente implica que a cada total de 40 posts, todas armas do usuário podem tornar-se Kokutous ( ideal para usuários de múltiplas armas).
Uma Kokutou será no entanto vista em seu potencial máximo apenas com seu usuário, portanto, ela sempre usará o potencial do Haki de seu portador atual, não sendo possível a um usuário transmitir seus status de Haki a arma ao doar uma arma negra, carregando consigo apenas suas qualidades únicas.
Além disso uma Kokutou diminui em I o divisor de dano a estruturas.