Tópicos Recentes
Destaques
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Últimos assuntos
RanksHoje à(s) 10:03 ampor  ShiroCriação de AventurasHoje à(s) 9:13 ampor  WolfgangVirando a casacaHoje à(s) 1:54 ampor  TerryThe Red Hot Bounty HuntersOntem à(s) 11:10 pmpor  SashaCriação de Profissão PersonalizadaOntem à(s) 10:26 pmpor  WolfgangAs Crônicas dos Scavenger: A Leoa, o Louco, e o MudoOntem à(s) 9:43 pmpor  KojiHere Comes The SunOntem à(s) 9:43 pmpor  gmasterX[P.D.N.] Achiles, Kerigus & MephistoOntem à(s) 9:29 pmpor  Achiles[Ficha] WolfgangOntem à(s) 9:15 pmpor  SkÿllerBrina BrittaOntem à(s) 9:15 pmpor  Skÿller
Página 1 de 1
Admin
Ver perfil do usuário
Imagem : Proficiências GRh51xf
Créditos : 20
Localização : Sirarossa
AdminAdministrador
https://www.allbluerpg.com/t270-bjarke-hallet-flamesguard https://www.allbluerpg.com/t299-i-juros-simples#870
Proficiências Qua Mar 31, 2021 9:09 pm

Proficiências



O que são proficiências?

As proficiências representam conhecimentos e habilidades dominadas pelo seu personagem. As proficiências estão diretamente ligadas às profissões, de forma que as profissões representam os campos de conhecimento e as proficiências representam os conhecimentos em si. Além das proficiências relacionadas às profissões, existem também as proficiências avulsas, que não se interligam com nenhuma profissão predeterminada.

As proficiências não concedem nenhum bônus de atributo, concedendo ao personagem apenas a capacidade de realizar narrativamente as habilidades coerentes com a descrição apresentada, assim sendo, como exemplo, um personagem com proficiência em furtividade sempre vai saber como se movimentar da forma mais silenciosa possível se desejar e for possível na situação em questão. É importante notar que certas proficiências precisam de objetos para funcionarem de forma apropriada, um exemplo é a proficiência Arrombamento, não se pode esperar que um personagem destranque um cadeado com as mãos nuas.

Adquirindo proficiências

Inicialmente, todo personagem começa o jogo com cinco proficiências. Além das proficiências iniciais, o jogador pode adquirir uma proficiência a cada nível de personagem, incluindo o nível 1. Para aprender uma proficiência é necessário que o jogador encontre um NPC ou Jogador que possua a proficiência desejada e concorde em ensiná-lo. O aprendizado de uma proficiência deve ser feito durante um post, ou seja, para aprender duas proficiências, são necessários dois posts diferentes.

Durante o aprendizado, o jogador pode controlar o seu personagem e o NPC que vai ensiná-lo apenas para aprender a proficiência, sem extrair nenhum outro benefício disso. É necessário um ambiente favorável e uma passagem de tempo coerente para aprender uma proficiência, podendo o aprendizado da mesma ser negado na avaliação se tais fatores não forem observados. A proficiência aprendida deve estar clara no post e pode ser utilizada na aventura após o narrador dizer que o jogador aprendeu, além disso, é necessário uma página na aventura para cada proficiência aprendida, ou seja, é possível aprender duas proficiências em dois posts seguidos, mas a aventura terá ao menos duas páginas para ser possível a aprovação. O momento do aprendizado da proficiência deve ser destacado no corpo do post.

Prodígio

Personagens com a qualidade prodígio podem aprender uma proficiência extra a cada nível ímpar. Além disso, não precisam de um NPC para ensiná-los, podendo aprender, por exemplo, através de livros ou outras fontes de conhecimento. A passagem de tempo para o aprendizado de um personagem com essa vantagem pode ser menor.

Proficiências

Acrobacia: Você possui um corpo flexível e é capaz de dar saltos elaborados e piruetas, além disso, consegue equilibrar-se em várias superfícies, fazer malabarismo e sabe como amortecer suas quedas.

Adestramento: Você é capaz de ensinar um animal domado a executar diversas tarefas, como, por exemplo, servir de montaria, servir de animal de carga, atacar, caçar e executar diversas outras funções.

Administração: Você é capaz de gerenciar e catalogar recursos com maestria.

Alvenaria: Você é capaz de projetar e coordenar a construção de obras de engenharia civil como casas, pontes e edifícios.

Ameaça: Através de olhares, linguagem corporal ou falas, você é capaz de causar medo propositalmente em algumas pessoas, sendo assim capaz de manipulá-las de tal forma.

Anatomia: Você conhece o funcionamento e estrutura do corpo dos humanóides, sabendo identificar órgãos, artérias, veias, músculos e todo o resto.

Armadilhas: Você pode confeccionar, armar e desarmar armadilhas simples. Pode ser combinada com outras proficiências, criando assim armadilhas complexas.

Arquitetura: Você é capaz de personalizar esteticamente as suas construções móveis e imóveis.

Arrombamento: Com os instrumentos certos, você é capaz de abrir portas e fechaduras que deveriam permanecer fechadas.

Astronomia: Você conhece constelações, estrelas e planetas, sendo capaz de se orientar por meio delas e seguir mapas que façam menção às mesmas.

Atletismo: Você tem um corpo atlético e conhece bem os seus próprios limites, consegue correr, saltar e escalar com as mãos nuas, desde que os feitos sejam coerentes com seus atributos físicos.

Avaliação: Você sabe determinar o preço de bens, itens, serviços e tesouros, além de ser capaz de garantir a originalidade e procedência do mesmo.

Barganha: Você tem experiência com negociações, conseguindo comprar serviços e bens por preços mais baixos, além disso, é capaz de conseguir vantagens adicionais em tratados e acordos que realizar.

Briga: Cotoveladas, cabeçadas, garrafadas, mordidas e dedo no olho. Você faz os movimentos necessários para sobreviver e derrotar o inimigo, sem se importar com estilos ou movimentos rebuscados.

Caça: Você consegue encontrar e abater animais selvagens, sabe armar arapucas simples para capturá-los, notar sinais de sua presença em meio à natureza e descobrir suas tocas ou ninhos. Similar à pesca.

Canto: Você possui domínio sobre a sua voz, conhece técnicas vocais que possibilitam que você extraia o máximo do seu potencial alcançando graves e agudos, além de um excelente controle de timbre.

Carpintaria: Você sabe trabalhar com madeira em larga escala, sendo capaz de criar, estruturas, construções e navios.

Cartografia: Você pode ler, criar e reproduzir mapas com precisão.

Cavalgar: Você é capaz de utilizar um animal domado como montaria, extraindo o máximo de seu potencial.

Cirurgia: Você é capaz de tratar ferimentos graves e internos, desde que esteja em posse dos instrumentos apropriados.

Condução: Você sabe conduzir, pilotar, manobrar e manejar veículos com apenas um pouco de treino. Para navegar, é necessário que alguém com condução assuma o timão do navio.

Costura: Você sabe costurar, além disso, é capaz de projetar e confeccionar diversas peças de roupa e adereços. Sabe trabalhar com diversos tipos de tecidos e malhas.

Culinária: Você é capaz de preparar pratos e refeições simples ou complexos, seguindo receitas ou a sua própria criatividade.

Confeitaria: Você é capaz de produzir bolos, biscoitos e outros tipos de doces, trabalhando tanto no seu sabor quanto na sua estética.

Criptografia: Você é capaz de criar e quebrar códigos.

Dança: Você conhece diversos estilos de dança e é capaz de executá-los com maestria.

Degustação: Você consegue identificar alguns ingredientes e preparos dos pratos que experimentar por meio de paladar, olfato ou observação visual.

Diagnose: Você conhece diversas doenças, sabendo identificar seus sintomas e quadro de evolução, além disso, sabe ministrar os tratamentos para frear ou erradicar a doença, se existentes.

Discurso: Você domina a arte das palavras, sendo capaz de expressar suas ideias, vontades, sentimentos e objetivos com precisão. Com sua dicção e articulação é capaz de se comunicar com exatidão com pessoas e grupos, podendo cativá-los dependendo da mensagem que deseja passar.

Disfarce: Você é capaz de se passar por outra pessoa, ou simplesmente mudar a sua própria aparência. Essa proficiência engloba a capacidade de fazer maquiagens, pintar e cortar cabelo, além de usar diversos apetrechos para disfarçar-se. Você emula apenas a aparência das pessoas que decidir imitar.

Doma: Você é capaz de domesticar ou tornar mansa uma criatura selvagem, fazendo com que ela deixe de ser hostil contra você ou seu grupo momentaneamente.

Dramaturgia: Você é capaz de interpretar um personagem ou uma pessoa, copiando ou simulando manias, trejeitos e gestos. É capaz de demonstrar sentimentos diferentes do que realmente sente e pode atuar para fazer comédia, drama ou tentar evocar qualquer outro tipo de sentimento.

Escrita: Você sabe produzir diversos tipos de texto de forma impecável, sejam eles relatórios ou poemas.

Escudista: Você sabe utilizar escudos e equipamentos de defesa similares.

Escultura: Você sabe moldar uma figura tridimensional através de uma matéria prima.

Estratégia: Você tem conhecimentos avançados de estratégia, sabendo utilizar bem o ambiente ao seu favor e a melhor forma de utilizar os recursos que tem ao seu dispor.

Etiqueta: Você sabe como se portar da forma mais apropriada nos ambientes que frequentar. Após uma pequena observação, você sabe comportar-se de forma a não ofender ninguém propositalmente ou causar intrigas de forma involuntária.

Explosivos: Você é capaz de armar e desarmar explosivos. Também pode construir bombas simples, como, por exemplo, uma bomba de fumaça ou pura pólvora. Explosivos mais complexos exigem o uso de outras proficiências em conjunto, como, por exemplo, química.

Falsificação: Você sabe forjar documentos e assinaturas. Você pode combinar essa proficiência com outras, como por exemplo, pintura, para falsificar um quadro.

Farmácia: Com os instrumentos corretos, você é capaz de criar e manipular remédios, seja através de ingredientes orgânicos ou químicos.

Física: Você conhece a natureza e as suas leis, sendo capaz de realizar cálculos para prever fenômenos.

Forja: Você é capaz de moldar metais para transformá-los em armas e objetos úteis, além de conseguir reconhecer as propriedades dos metais que tem em posse.

Fotografia: Você sabe tirar e revelar fotos, conhecendo vários truques de iluminação e ângulos.

Furtividade: Você é capaz de permanecer oculto quando desejar, seja por se mover silenciosamente ou por usar o cenário ao seu redor, se misturando a uma multidão para não ser notado.

Furto: Você é capaz de retirar pequenos objetos da posse das pessoas sem que elas percebam.

Geografia: Você é capaz de compreender as características geográficas de um lugar, paisagem, território ou região, sabendo identificar coisas como o tipo de solo e bioma.

Herbalismo: Você conhece plantas, ervas e suas propriedades. Sabe onde encontrar a planta ou erva que deseja, como cultivá-la, se elas têm propriedades venenosas, características curativas ou alucinógenas. Você pode utilizar as propriedades in natura das plantas e ervas que encontrar, mas essa proficiência não permite a manipulação das mesmas.

Hipnose: Através de sugestões mentais, você pode tentar manipular o comportamento de um indivíduo.

História: Você conhece marcos importantes da história da humanidade, além disso, após uma breve pesquisa, pode descobrir a história da ilha em que se encontra.

Ilusionismo: Você é capaz de realizar truques e enganar uma plateia. Podem ser coisas simples, como fazer uma moeda surgir ‘‘do nada’’ em sua mão até truques complexos com fumaça e espelhos.

Instrumentos Musicais: Você é capaz de tocar diversos instrumentos musicais, sejam eles de corda, sopro, percussão ou outra categoria.

Interrogatório: Através de coerção mental e física, você é capaz de retirar informações do seu alvo.

Investigação: Através de provas e evidências você é capaz de deduzir um fato que já ocorreu e seguir pistas existentes para solucionar um enigma.

Joalheria: Você sabe tratar metais e pedras preciosas para produzir uma joia refinada.

Jogatina: Você é conhecedor de diversas técnicas em jogos de azar, sejam elas legítimas ou não. Não importa se são dados ou cartas, você vai conhecer algum modo de ter vantagem sobre o seu oponente, apesar de não ser capaz de ganhar sempre.

Lábia: Através de mentiras, manha, bajulação ou astúcia, você é capaz de convencer os outros por um breve período de tempo, sendo capaz de manipulá-los de tal forma.

Leitura Labial: Você consegue compreender o que os outros estão dizendo ao observar o movimento de suas bocas.

Língua de sinais: Você é capaz de se comunicar através de gestos.

Lógica: Através de indução e dedução você é capaz de resolver um problema intelectual.

Marcenaria: Você sabe trabalhar com madeira em pequena escala, sendo capaz de criar bens móveis, mobílias e objetos úteis.

Mecânica: Roldanas, alavancas, engrenagens e afins. Você sabe construir, desmontar, fazer a manutenção e reparar máquinas, equipamentos e dispositivos que utilizem desses aparatos e dos conceitos de Dinâmica para seu funcionamento. Basicamente você sabe onde encaixar cada peça para fazer um dispositivo funcionar.

Mecatrônica: Sistemas eletromecânicos automatizados, combustíveis (carvão, vapor, dial, eletricidade, etc) e afins. Você sabe utilizar dos conceitos da eletrônica e da mecânica para desenvolver e projetar máquinas, equipamentos e dispositivos que utilizem desses aparatos. Em outras palavras, você sabe a teoria por trás das tecnologias mais simples até as mais avançadas.

Meteorologia: Você é capaz de ver o clima e notar os sinais de sua mudança ao menor dos indícios, além disso, sabe como fazer a embarcação reagir da melhor forma perante os climas que enfrentar.

Mineração: Você é capaz de extrair metais da natureza, com os instrumentos necessários obviamente. Além disso, conhece uma infinidade de metais e suas propriedades, podendo reconhecê-los facilmente.

Mixologia: Você é um especialista em bebidas, sendo elas alcoólicas ou não, inovadoras ou extremamente tradicionais. Você é capaz de criar e reproduzir bebidas.

Nado: Você domina diversos estilos de natação e é capaz de controlar sua respiração com maestria para não perder o fôlego.

Nutrição: Você sabe encontrar o meio-termo entre alimentação e saúde, sabendo criar pratos e cardápios bem equilibrados quando se trata de nutrientes, escolhendo os melhores ingredientes.

Navegação: Você sabe se localizar e que direção deve seguir para chegar no ponto que almeja, além disso, sabe ler e interpretar mapas. Sabe coordenar o manejo de um navio, dizendo quando subir ou baixar velas e quando ficar a favor ou contra o vento.

Ocultismo: Você acredita e possui conhecimento sobre artes obscuras ou consideradas heréticas como, por exemplo, voodoo, clarividência e tarot.

Persuasão: Você é capaz de convencer os outros através de argumentos lógicos e racionais, ao contrário de lábia, os efeitos de persuasão são duradouros.

Pesca: Você consegue pescar com vara e anzol, arpão ou através de outro meio. Sabe onde encontrar qualquer tipo de peixe, molusco ou crustáceo, em que horário e qual a melhor isca para atraí-lo.

Pintura: Você é capaz de desenhar e pintar, sejam telas, estruturas ou objetos.

Preparo: Você sabe transformar um animal vivo (Ou pelo menos fresco) em comida. Sabe quais partes são comestíveis e como armazená-las, também sabendo dizer sua validade. Por consequência, é capaz de tirar a pele, ossos, pelos e sabe o modo correto de armazenar cada um deles. Serve tanto para um cozinheiro, quanto para um alfaiate ou um curandeiro.

Primeiros Socorros: Você sabe tratar ferimentos externos, de gravidade simples ou moderada, além de ser capaz de ministrar o tratamento inicial de qualquer tipo de ferimento. A proficiência primeiros socorros contempla ações como: parar sangramentos, fazer curativos, mitigar danos e similares.

Projéteis: Você sabe criar projéteis diferenciados, desde pontas de flechas que ficam cravadas na carne do inimigo até balas que se fragmentem no ponto do impacto. Dependendo da complexidade do projétil, deve ser combinada com outras proficiências.

Psicologia: Você sabe como a mente de um humano normal funciona e, com as informações e o contexto necessário, pode prever o comportamento de uma pessoa ou grupo.

Psiquiatria: Você é capaz de identificar e ministrar o tratamento adequado para lidar com traumas e transtornos mentais.

Química: Você é capaz de identificar elementos químicos, conhecendo suas propriedades e sendo capaz de manipulá-los para criar novos compostos.

Rastreio: Você é capaz de encontrar e seguir pegadas, rastros e pistas deixadas para trás.

Sedução: Por meio de técnicas ou naturalmente, você é capaz de fazer com que os outros desenvolvam sentimentos românticos ou se sintam atraídos fisicamente por você, sendo capaz de manipulá-las de tal forma.

Sobrevivência: Você é capaz de encontrar água, comida e abrigo em ambientes hostis, se existentes.

Sociologia: Por meio de observação, comparação, indícios, evidências ou experimentação, você é capaz de entender o funcionamento cultural de uma sociedade.

Toxicologia: Você conhece e sabe identificar diversos venenos, sejam eles orgânicos ou não. Além disso, é capaz de produzir venenos, com os materiais e matéria prima necessários. Essa proficiência também contempla a criação de antídotos.

Veterinária: Você consegue tratar de ferimentos animais, desde que tenha em mãos os materiais necessários, independentemente da complexidade dos ferimentos.

Zoologia: Você consegue analisar as características de um animal, sabendo sua anatomia, fisiologia, dieta e habitat natural.