Tópicos Recentes
Destaques
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Vago
Últimos assuntos
[Kit] ChrolloHoje à(s) 1:29 ampor  HooliganColorsHoje à(s) 12:17 ampor  Shiori1v9 Kirinha Adventures - 1° EpisódioHoje à(s) 12:14 ampor  KiraMazushi: Por um punhado de berriesHoje à(s) 12:08 ampor  Wild Ragnar[Tutorial] VincentOntem à(s) 11:57 pmpor  VincentCréditosOntem à(s) 11:36 pmpor  HooliganTutorial - HooliganOntem à(s) 11:32 pmpor  Dio1º Chapter - Wild HuntOntem à(s) 11:22 pmpor  ÀsHere Comes The SunOntem à(s) 11:14 pmpor  RavenbornDesventura na Terra dos Sonhos - Grupo 5Ontem à(s) 10:37 pmpor  Narrador De Eventos
Página 1 de 1
Admin
Ver perfil do usuário
Imagem : Guia do Novato GRh51xf
Créditos : 15
Localização : Sirarossa
AdminAdministrador
https://www.allbluerpg.com/t270-bjarke-hallet-flamesguard https://www.allbluerpg.com/t299-i-juros-simples#870
Guia do Novato Qua Abr 14, 2021 9:33 pm

Guia do Novato



Propósito

A ideia deste Guia do Novato é auxiliar na vinda de novos jogadores da melhor forma possível, facilitando suas vidas e ajudando a se situar dentro do mundo dos fóruns e do RPG em si de forma geral, oferecendo algumas dicas e trazendo uma base para que ela consiga ter uma boa Aventura e se divirta com seu personagem dentro do All Blue.

Trazendo alguns tópicos básicos nós iremos facilitar a possível dúvida que possa estar ligada em suas cabeças e quebrar o “Coco” da melhor forma possível !

1° Dica: Leia as Regras

Antes de qualquer coisa, pode parecer um pouco tediante mas, a dica mais importante que podemos te passar é para que leia todas as Regras e Guias que se tem no fórum, principalmente às referente a criação de Personagem que temos e caso você já esteja lendo isso, significa que já começou com o pé direito !

Pode parecer muitas vezes mais fácil ignorar as coisas e fazer do seu jeito e no final sair questionando as coisas para receber a resposta que você quer, todavia, as pessoas conseguem se lembrar e guardar as coisas com uma facilidade muito maior quando a mesma vai atrás de respostas, assim facilitando o seu aprendizado não apenas sobre tais assuntos como muitos outros que acaba aprendendo no meio da leitura.

2° Dica: Criando seu Personagem

Criar um bom personagem é algo crucial para que você possa aproveitar da melhor forma possível as coisas que possam vir a acontecer, mas agora você deve estar se perguntando “Como diabos eu sei que criei um Bom Personagem ?”. A resposta pode ser muito mais simples do que você possa imaginar; É aquele que lhe vai trazer maior conforto e diversão possível !

A construção do personagem é super simples, trazer sua criatividade e o desejo do momento a vida é o mais importante, caso esteja tendo problemas é sempre legal de usar artifícios que o próprio fórum oferece nas suas criações como as Qualidade e Defeitos na formação de uma personalidade e outros atrativos, Estilos de Combate para sentar o cacete nos inimigos, profissões para ajudar seus companheiros ou a si mesmo e Cargos para progredir em uma história insana !

Todavia, não se deixe enganar. É muito importante ter um equilíbrio e pensar um pouquinho sempre a frente na sua criação, mas não demais, já que uma ideia maluca pode parecer interessante e divertida no momento, porém desgastante e complexa de narrar com o passar do tempo, por isso leia e revise bem se o que você deseja é ter apenas uma experiência inicial ou algo duradouro com a sua própria capacidade.

3° Dica: Personalidade é Importante

Aproveitando a deixa acima, no momento que você se decidiu criar o seu personagem e já sabe o que deseja ter, o campo mais importante de sua ficha será com certeza a sua Personalidade, já que ela é o item que irá te acompanhar do Início ao Fim de todo o seu trajeto que venha a fazer com o seu Personagem e também o item que você irá olhar e falar “Fui eu quem fiz e esse sou Eu”.

Sempre imagine em trazer uma Personalidade interessante ao mesmo tempo que bem trabalhada de forma geral, apesar de parecer fácil é o campo mais difícil e gratificante de se ter bem feito, já que irá facilitar muito a vida não apenas sua mas de todos que venham a tentar conhecer seu Personagem ao lê-la. Usando de sua Originalidade, tente trazer pontos marcantes de sua vida e de como agiria diante do mundo e diversos cenários importantes de forma bem trabalhadas e minimamente explicativas, não apenas com poucas palavras diretas que fazem mais entender que o personagem possa ser um Robô fazendo Cosplay de Humano! Exemplo;

Robô de Cosplay -

Robo de Cosplay é intelectual, frio e calculista com um coração gélido sem emoções ele se tornou um Peaky Blinders, ele gosta de lutar e machucar os outros, porém ele quer ser amado e bem cuidado, mas não consegue.

Consegue ver o quão direto e sem vida uma personalidade como essa pode ser ? Ao mesmo tempo que alguém que pegue pra ler ela em busca de compreender o personagem apenas sairá mais confuso ainda e sem informações. Usando do exemplo acima, irei reformulá-lo;

Robô de Cosplay com Vida -

A vida de Robô de Cosplay não foi fácil desde seu início, por não ter o acompanhamento de seus familiares a vida nas ruas lhe ensinou o quão duro as coisas são, lhe fechando ao mundo ao torná-lo uma pessoa fria, todavia a sua inteligência sempre foi um ponto positivo ao sair de enrascadas por ter uma mentalidade calculista e sem medo de arriscar.

Com o tempo, pela quantia formidável de lutas que se teve, Robô de Cosplay criou um gosto por combates que com a sua personalidade Sádica escalou por um costume em sempre buscar machucar as outras pessoas de qualquer forma possivel, porem com todo esse rancor de seu coração, o mesmo reconhece que tudo isto foi o fruto de sua vida até o momento e o quão infeliz isso o torna, buscando no fundo de seu ser ainda ser reconhecido e amado pelas pessoas ao seu redor por um caminho que não seja apenas de destruição e rancor.

Isso foi um pequeno exemplo que poderia se tornar algo muito maior e melhor trabalho, mas sempre se lembre de responder alguns pontos ao criar sua Personalidade que são; Quem você é ? Como se sente ao mundo à sua volta ? Diante de combates, como você se comporta ? Interação com Aliados ou apenas Inimigos ?

Finalizando essas coisas, a última parte é que se lembre sempre que toda Personalidade como na Vida Real é uma passagem de aprendizado e mudanças, apesar de ter pontos talvez quase Fixos, uma personalidade é sempre flexível de constantes decisões da pessoa em si, podendo ter mudanças com os acontecidos que se vem tendo com o passar das Aventuras.

4° Dica: Conheça sua própria Narração

Pronto, criei meu personagem e agora estou pronto para a minha jornada após ler o Plano de Jogo e os passos na Criação de Aventuras ], com o que eu devo me preocupar agora ? Como você deve imaginar, a partir de agora tudo vai girar em como você constrói e progride dentro do Mundo do All Blue e tem um ponto em que se manterá contigo e será o seu diferencial independente da situação e do personagem que você venha a ter no futuro que é a sua Narração ! Portanto é importante frisar a importância de uma boa narração, principalmente quando a sua nota no final na aventura será estabelecida em cima disto.

Para que a sua narração seja boa não é um processo muito complexo, já que todo mundo tem seu estilo e forma de escrever da forma que bem deseja, por isso a prioridade é que você reconheça o seu próprio estilo, todas as pessoas têm as suas próprias características e originalidade. Por isso busque o lhe é sempre mais confortável e fluida possível, seja em primeira pessoa, terceira ou alguma visão totalmente diferente… Tudo depende apenas de ti! O aconselhável é que não tente copiar o estilo de outra pessoa já que isso é algo totalmente pessoal, onde algumas pessoas gostam de seguir o seu estilo próprio, outras a do personagem criado em questão ou até mesmo a junção desses dois pontos.

Todavia não se engane, apesar de não ser aconselhável a "Cópia", não é impossível de usar o trabalho de outras pessoas e até mesmo de outros autores como uma forma de aprendizagem, sempre se lembre que a Narração é um quesito de constante evolução, progresso e aperfeiçoamento onde a variedade e experiências que venha a ter com as diversas aventuras vão lhe oferecendo ao passar do tempo. Manter a cabeça sempre aberta para novas ideias e buscar esse tipo de conhecimento é o ideal para sempre continuar se aprimorando com o passar dos tempos.

5° Dica: Player vs Narrador

Aqui está um título que talvez pareça complicado de imaginar, mas que infelizmente é uma realidade que muita gente pode ter tido problemas em lidar e você como um Novato possivelmente não quer passar por esses problemas, pelo menos não é a sua intenção, não é mesmo ?

Então temos alguns pontos que é sempre importante se manter ligados e nunca nos esquecermos, apesar da aventura ser sua e para o seu personagem , é importante que entenda que a ideia não é a criação de uma fanfic solamente sua onde a função do narrador é apenas de afirmar e da mesma forma vale para o narrador que quer tomar controle total da Aventura por não gostar das ações do Jogador. Temos que lembrar que uma aventura é constituída por duas ou mais pessoas com a intenção de trazer a maior diversão possível onde a função do Player é em narrar o seu personagem em seu caminho de protagonismo e vontades no meio da aventura e do narrador em criar todo o mundo a sua volta, por isso é muito importante a comunicação entre os dois, muito dos possíveis estresses se vem apenas pela falta de diálogo entre as pessoas ao não entender o que um pode ou não querer e acabar criando um pequeno atrito desnecessário.

Com tudo, é importante citar alguns pontos interessantes nesse meio, da mesma forma que o jogador deve seguir um caminho onde ele deseja ver o seu personagem ser recompensado com o protagonismo, nada disso deve ser dado de graça e sim pelo seu trabalho duro ao lidar com as dificuldades que se tem. Da mesma forma vale para o Narrador onde sempre tem o objetivo de enriquecer a Aventura em que está narrando ao tentar torná-la mais interessante e divertida possível, mas deve tomar cuidado com os caminhos… Nem sempre o que você acredita ser o melhor pra ti é o que o seu narrador gostaria de experimentar, por isso é de extrema importância a Confiança dos dois lados em se divertirem e a única forma disso ser concluída é com uma boa comunicação, conhecer seu Narrador/Jogador e trocar um papo por Discord e entre outros não vai te machucar de forma alguma, quem sabe você pode estar conhecendo um novo amigo nessa empreitada ?

6° Dica: MetaGame - Verdade ou Mito?

Se tem algo que todos devem tomar cuidado estritamente é com o MetaGame, isso pode ser penalizado de diversas formas e muitas vezes de forma altamente severa pelas suas ações, então você pode estar se perguntando “O que é MetaGame?”.

A resposta pra isso é simples; É o uso de Informações de fora dentro do fórum, se lembre que o teu personagem vive uma vida totalmente separada do que você tem na vida real e as informações que você pode acabar recebendo por outros meios de fora como o Discord e até mesmo o próprio fórum não podem ser usadas diretamente na sua aventura de forma ALGUMA para benefício próprio, desde que ela não seja implementada pelo seu Narrador ou por Jornais e mesmo assim você é obrigado a comprar o tal Jornal para saber sobre isso.

Levando isso em consideração, também é importante de comentar que é aconselhável não levar problemas pessoais para dentro do fórum ao narrar o seu personagem, sempre se lembre que ele vive um mundo totalmente diferente do seu, por isso não estrague a sua diversão com algo banal.

7° Dica: Sou um Serial Killer… E agora?

Apesar do Título engraçado, todos nós sabemos que muitas pessoas se perguntam  até que ponto podemos abusar de um tema mais hediondo,violento ou quem sabe até mais “lascívia” em uma história ou até mesmo dentro de uma Aventura sem ter problemas de censura e outros. O importante é que você se lembre sempre de ter o “Bom Senso” para essa questão, mesmo que essa palavra seja um tanto quanto problemática para explicar algo, sempre se lembre que o fórum é público para todas as idades e mesmo que você coloque um “+18” ou qualquer coisa do tipo, nada impede uma criança de ir acabar lendo pela curiosidade ou exatamente por esse motivo, além de que… É sempre preocupante e de interesse lembrar que existem as normas da Forumeiros para isso.

O que todos nós devemos entender é que esse tipo de coisa é sempre possível de se ter e existir dependendo de como isso é abordado dentro de um mundo de RPG, PORÉM! Tudo isso depende de como você transita a narrativa de forma “visual” para quem está lendo, essas coisas podem estar em todo local, só depende de como você descreve ele, podendo simplesmente tornar muitas coisas subjetivas ou informais.

Obs: Nunca force esse tipo de coisa contra a vontade do seu Jogador, Narrador ou Amigo, sempre busque ter o consenso das pessoas em sua aventura antes de fazer qualquer coisa, por isso é importante a comunicação até mesmo antes da aventura se possível.

8° Dica: A Diversão é o Limite!

Por último e não menos importante, a única função do All Blue é oferecer diversão para todos os jogadores, então aproveite disso! Conhecendo novas pessoas em nosso Discord, Experimentando diversos personagens em sua estadia pelo fórum, participando de Eventos e causando uma gigante comoção dentro da Grand Line e quem sabe até mesmo no Novo Mundo com as  mudanças que você proporcionou em sua aventura. Tudo isso depende apenas de você ao encarar e se divertir pelo mundo do AllBlue, então não tenha medo de arriscar em ter uma Aventura Insana com seus amigos, pois a sua diversão é você quem faz!