O que são acontecimentos?
O mundo do All Blue RPG é um mundo aberto onde os jogadores se locomovem e interagem com o cenário, dessa forma, as ações de um jogador dentro de um determinado local ou ilha são capazes de interferir direta ou indiretamente na narrativa de outros jogadores. Acontecimentos geralmente ocorrem quando existe uma interação relevante do jogador com um determinado Local ou NPC Importante. Os acontecimentos são uma ferramenta para estabelecer controle e verossimilhança sobre eventos importantes antes do período de avaliação, regulando fenômenos relevantes que estão acontecendo na ilha. Os acontecimentos também podem ser utilizados pela equipe do All Blue RPG para inserir eventos especiais nas ilhas ou estabelecer consequências derivadas dos feitos de um jogador em sua aventura.
O registro de acontecimentos decorrentes de aventuras de jogadores só é necessário se o grau de relevância dos mesmos forem de categoria regional ou superior.
Graus de Relevância
Os acontecimentos são divididos de modo a guiar os narradores e jogadores sobre como agir e interagir dentro de determinadas situações, dentro do All Blue, podem existir cinco níveis de relevância em um acontecimento:
Local: São acontecimentos comuns, cotidianos ou de pouca relevância, como uma conversa com um NPC Importante, um aprendizado com este, uma briga em um bar, uma visita a um Local Importante ou coisas pequenas de nível similar. Acontecimentos locais, como o próprio nome indica, influenciam apenas a região em que o jogador se encontra. Apesar do registro não ser obrigatório, esse grau de relevância pode gerar invasões
OPCIONAIS, onde os jogadores podem interagir entre si por determinado espaço de tempo, desde que seja esse o desejo de ambas as partes. Acontecimentos dessa relevância são majoritariamente utilizados para fazer os jogadores interagirem entre si através do sistema de comunicação entre aventuras.
Regional: São acontecimentos chamativos que ocorrem em determinada área de uma ilha, uma grande luta ocorrendo próxima de um Local Importante? Um grande assalto a um banco nas proximidades? Um embate sério e público contra um NPC Importante da ilha? Um massacre a céu aberto? Todos são acontecimentos de relevância Regional. Acontecimentos regionais, como o próprio nome indica, influenciam uma ou mais regiões da ilha em que o jogador se encontra. Quando um narrador faz o registro destas ações, todas outras aventuras na ilha devem receber
quando coerente a informação de que algo está acontecendo caso o jogador esteja nas proximidades do acontecimento de relevância regional. Esse grau de relevância pode gerar invasões que são
OPCIONAIS e o narrador
DEVE informar neste tópico o início e no final destes acontecimentos de acordo com o que estiver acontecendo na aventura de seu jogador.
Territorial: São acontecimentos que afetam toda uma ilha de uma vez e por isso influenciam todas as aventuras que estejam ocorrendo na ilha em questão, como exemplos citam-se guerras de gigantescas proporções, disputas por todo um reino, um jogador utilizando uma técnica que vai afetar a ilha inteira, mudanças climáticas por conta de usuários de Akuma no Mi ou qualquer coisa que seja grande o suficiente para não existir a possibilidade de toda a ilha não estar em alerta. Um evento de relevância territorial deve fazer com que todos os jogadores na ilha recebam um alerta, de forma a ficarem cientes do que está ocorrendo na ilha, já que sua aventura
será influenciada por esses acontecimentos, mesmo que de forma mínima, lembrando que o alerta deve ocorrer de forma
coerente. Acontecimento de relevância territorial geram a possibilidade de invasões
OPCIONAIS e os narradores
DEVEM manter o tópico atualizado com as informações do acontecimento.
Externa: São acontecimentos que extrapolam o limite territorial de uma ilha de uma, seja por ocorrer em meio ao mar, ou por afetar ilhas vizinhas ou até mesmo toda uma rota da Grand Line. Da mesma forma que acontecimentos de relevância territorial, esses acontecimentos não podem ser ignorados pelo jogador e,
quando coerente, o mesmo deve sempre tomar conhecimento do que está ocorrendo. Acontecimentos de relevância externa geram a possibilidade de invasões
OPCIONAIS e os narradores
DEVEM Manter o tópico atualizado com as informações do acontecimento.
Global: São acontecimentos que influenciam todo o universo do All Blue RPG. Da mesma forma que acontecimentos de relevância externa, esses acontecimentos não podem ser ignorados pelo jogador e,
quando coerente, o mesmo deve sempre tomar conhecimento do que está ocorrendo. Acontecimentos de relevância global geram a possibilidade de invasões
OPCIONAIS e os narradores
DEVEM Manter o tópico atualizado com as informações do acontecimento.
Como funciona essa invasão?
É importante ressaltar, caso não tenha ficado claro, que as invasões são
opcionais, portanto deve haver um
bom senso, de modo que se busque uma experiência agradável para todos os envolvidos no acontecimento em questão.
Para realizar a invasão, os jogadores devem seguir os procedimentos estabelecidos no tópico
de invasão de aventuras e deve se citado o link do acontecimento junto quando se pedir a invasão, classificando a mesma como invasão por acontecimentos.
Por fim, é importante salientar que o
invadido tem toda a prioridade na aventura, afinal, é a aventura dele, então tenha uma boa certeza de como e quando invadir de modo que a dinâmica estabelecida funcione para ambos, visando assim evitar qualquer frustração decorrente de invasões por acontecimentos. Essas invasões podem ou não ser amistosas, mas ao se submeter a este tipo de invasão tenha a
noção, que o jogador invadido recebe prioridade, podendo determinar as regras do ritmo de postagem. As determinações do
narrador da aventura também devem ser respeitadas. Essas determinações podem, entretanto, ser revogadas caso perceba-se um caso claro de má-fé em qualquer sentido.
As solicitações de acontecimento por parte do narrador precisam de aprovação antes de serem oficializadas e publicadas no tópico, as mesmas devem ser feitas pelo Discord oficial do fórum.
Modelo do Código de Invasão por Acontecimento
- Código:
-
[b]Personagem do Invasor:[/b] Nome do Personagem
[b]Localização:[/b] Onde você está?
[b]Tipo de invasão:[/b] Invasão por acontecimento.
[b]Link da Última Aventura do Invasor:[/b] Link para a ultima aventura.
[b]Link da Ficha do Invasor:[/b] Link da ficha do Personagem
[b]Personagem causador do acontecimento:[/b] Nome do Personagem.
[b]Link da aventura causando o acontecimento:[/b] Você coloca o link da aventura aqui.
[b]Link da Ficha do causador do acontecimento:[/b] Link da ficha do Personagem.
[b]Grau de relevância[/b] Qual o grau de relevância?
[b]Localização e Hora:[/b] Onde está ocorrendo? Em que momento do dia está ocorrendo? Importante para sincronizar as aventuras relacionadas.
[b]Acontecimento:[/b] Aqui você explica o que está acontecendo de maneira resumida, para que seja possível entender a situação.
[b]Há um NPC Importante ou Localização Importante envolvida?:[/b] Se sim, preencher aqui as informações.
Invasão Opcional
Durante todo o momento nesse tópico, quando se fala sobre a opcionalidade da invasão, refere-se a opção do
invasor de invadir ou não a aventura que dá origem ao acontecimento. Do momento em que um jogador dá início a um acontecimento de grau de relevância regional ou superior, o mesmo não pode se recusar a ser invadido, assim sendo, mesmo que sua aventura seja fechada, do momento que provoca um acontecimento dessa magnitude em diante, a aventura torna-se aberta.
Se você resolver explodir o castelo do regente da ilha é óbvio que todos vão ficar sabendo disso o mais rápido possível, notícias como essa correm mais que o vento, e qualquer um que quiser interferir tem esse direito. Da mesma forma, eles podem simplesmente escolher ignorar totalmente um evento como esse e seguirem em busca de seus objetivos individuais sem se importar com nada. A opcionalidade da invasão pelo sistema de acontecimentos dá-se nesse sentido.
Janela de Oportunidade
É importante notar que todo acontecimento gera uma janela de oportunidade, que é finita, para invasão, essa janela tem um prazo que pode ser determinado tanto em turnos quanto em tempo real, além de requisitos de coerência temporal e espacial dentro de jogo. Se um acontecimento de relevância territorial aconteceu em Rubeck durante a tarde, por exemplo, um jogador que está em Rubeck durante a noite está em uma cronologia diferente, nesse caso, o evento do acontecimento pode ter acontecido no dia anterior ou vir a acontecer no dia seguinte, o que ficar melhor para a narrativa. É importante ressaltar que, mesmo assim, o jogador ainda pode sofrer com os efeitos e consequências desse acontecimento.
Relativo a questões espaciais, se alguém resolve destruir uma propriedade sua ou usurpar algum domínio seu, não existe nada que você possa fazer se você está em outra ilha que fica há 24 dias de distância, principalmente se tudo se passar em uma única tarde.